18 de jun. de 2012

Dormir de conchinha diminui o estresse

Ficar de conchinha com seu(sua) parceiro(a) é uma das formas mais relaxantes de dormir, não é mesmo? Mas você sabe o motivo?

Dormir de conchinha alivia o estresse e a culpa disso é dos hormônios. Segundo pesquisadores da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, dormir ao lado do parceiro diminui o nível de cortisol no sangue – o hormônio do estresse. Isso porque você se sente mais protegido e seguro quando dorme com alguém. Aí, o corpo, relaxado, não vê muito sentido em produzir tanto cortisol (hormônio liberado em situações de risco, quando o organismo fica em alerta, pronto para correr ou lutar contra o perigo).

Além de diminuir o estresse, dormir nesta posição também estimula a produção de ocitocina (liberado, principalmente, durante o sexo). A vantagem é que este hormônio combate inflamações e ajuda o sistema digestivo a funcionar melhor.

Tudo muito lindo, mas fica a pergunta: será que se sua companhia for do tipo que ronca muito, o resultado vai ser o mesmo?

Digo por experiência própria, xD: quando vamos dormir e meu marido me abraça, a sensação é mesmo essa, proteção, conforto, quentinho.. Mas e quando começam os roncos? Sim, incomoda muito, mas a solução é simples! Peço pra ele virar e invertemos os papéis, eu abraço ele. O ronco incomoda menos e acabamos dormindo bem da mesma forma, só que dessa vez quem tá "protegendo" sou eu e é uma sensação boa também! =)

Li no Mete a Colher, que pegou do Superinteressante
Imagem tirada do site Women's Health numa matéria interessante sobre Insônia


Nenhum comentário:

Postar um comentário